terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O Lenço

       A história do lenço do Grupo Escoteiro Imembui começa em 1988 quando meu pai Antonio Dirceu, por meio de um colega de trabalho, o Sr. Amauri do Amaral Botega, Diretor Administrativo do 47º Grupo Escoteiro Tupanciguara decidiu aceitar o convite para uma visita à Sede e também fazer parte do Escotismo.       
     Meu pai não só aceito o convite, fez sua promessa e colocou seus dois filhos como integrantes do movimento "eu primeiro e alguns meses depois minha irmã como bandeirante."      
      Recordo-me que tinha 11 anos, na época o 47º Grupo Escoteiro Tupanciguara iniciava naquele ano sua ascensão. Graças ao empenho da Diretoria às Tropas Senior, Escoteira e Alcatéia atingiram sua plenitude com patrulhas e matilhas completas com chefias competentes. Por três anos consecutivos trouxeram trofeus dos Ajuris Distritais de Jaguari, Santa Maria e Cacequi, este último conquistando 1º e 2º lugares em todos os ramos que participou..       
       Muitos anos se passaram e as lembranças jamais se foram.     
     Após passar pelo ramo Senior deixei o movimento escoteiro escotismo para então dedicar-me à carreira militar. Durante meus 09 anos de experiência militar a lembrança e o desejo de retorno era muito forte, pois a sabedoria adquirida quando escoteiro foi fundamental para ter avançado tanto.        
       Meu lenço da Tupanciguara sempre ficou guardado com carinho junto ao meu uniforme franzinho.     
      Por força e ironia do destino, foi meu filho Leonardo quem me trouxe de volta; me convenceu a participar de uma reunião de pais com finalidade de abrir e estruturar um Grupo de Escoteiros na Escola em que ele estuda.
 
    Fui a tal reunião onde lá encontrei o então Comissário Distrital Carlos Gaida usando um lenço marrom, lenço esse familiar, mas não lembrava onde o tinha visto.     

      Quando cheguei em casa a primeira coisa que fiz foi abrir a gaveta e procurar meu uniforme, quando encontrei meu lenço, lembrei da minha promessa, de todos os colegas da minha época e do imenso valor que aquele lenço possuia.     
      Aceitei sem exitar a tarefa de colaborar para a abertura do Grupo que se formava.      
       Mais tarde recebi a tarefa de criar a identidade do Grupo: Brasão, Bandeira e Lenço os quais nunca esqueci, bem como as cores do lenço do 47º Grupo Escoteiro Tupanciguara. Se casual ou não, o fato do Comissário Distrital que tanto ajudou a fundar o 68º GRUPO ESCOTEIRO IMEMBUÍ ser da Tupanciguara e eu ter sido do mesmo grupo por tanto tempo.            Resolvi fazer uma homenagem ao nosso Padrinho 47º Grupo Escoteiro Tupanciguara, utilizei a cor do seu lenço como base levando conosco a continuidade de sua grandiosa história.
       Após escolha da base para o lenço, li varias vezes a Lenda de "Imembuí" e lembrando o Fogo de Conselho fiz um Cocar em formato circular representando a união das tribos Tapes, Minuanos e Charruas descendentes e fundadores de Santa Maria; tendo ao centro o Emblema da UEB e ao fundo uma pioneria representando o espírito desbravador, inovador, as descobertas, e as conquistas que viram pela frente na vidas dos futuros integrantes do 68º GRUPO ESCOTEIRO IMEMBUÍ.
Um grande abraço do Chefe Milton!