segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

16 e 17 de janeiro 2010 - Acantonamento na Sede

         No dia 16 e 17 de janeiro 2010 nas instalações do CAIC realizamos um acantonamento da Tropa Escoteira onde realizamos várias atividades importantes, onde atingimos um alto nível de adestramento e integração entre os jovens, a atividade teve início às 14h00 de sábado, dentre as várias atividades destacamos:

INSPEÇÃO DE GILWELL
        Atividade que consiste em deixar à amostra itens que compõem o kit pessoal e caixa de Primeiros Socorros da Patrulha ou da Tropa. Venceu a patrulha Falcão que apresentou o melhor aproveitamento.
JOGO - A MENSAGEM
      Cada Monitor recebeu uma mensagem do Chefe que deveria transmitir a cada integrante da sua equipe de boca para ouvido, que deveria ser retransmitida ao chefe Bira no final do acantonamento. Ganhou a equipe que transmitiu a mensagem final intacta. Esse jogo deu um bom desenvolvimento de memória, e ensinou a se transmitir exatamente aquilo que escuta.
ESPECIALIDADE DE COZINHEIRO
     Todos os participantes demonstraram habilidades necessárias para a conquista da especialidade de Cozinheiro nível 1, onde atenderem os seguintes requisitos:
      - Abrir latas de conserva, cortar legumes e preparar uma bebida.
     - Identificar os utensílios necessários para a preparação de uma refeição definida pelo examinador.
      - Preparar um cardápio equilibrado para um acampamento de final de semana, calculando as quantidades dos gêneros para a Patrulha.
      - Cozinhar para a Patrulha durante um acampamento de final de semana, a lenha e a gás, demonstrando cuidados com a segurança e a higiene.
- Preparar alguma iguaria da cozinha mateira, pão de caçador.
FOGO DE CONSELHO
     À noite encerramos as atividades com o nosso 1º fogo de conselho do ano de 2010.Este fogo de conselho foi realizado em forma de escola, foi explicado o seu surgimento, formas de fazer, tipos de fogo, seqüência das atividades e encerramento.
     A cada patrulha foi designado um recreacionista, tarefa esta encarregada de divertir e promover a alegria e animação na tropa escoteira.
Como encerramento o Chefe Milton leu a história dos meninos zulus - Livro Escotismo para Rapazes; e o Chefe Bira rodou a canção de despedida.

ESPECIALIDADE DE PRIMEIROS SOCORROS
      Todos os participantes demonstraram habilidades necessárias em três assuntos importantes para a conquista da especialidade de Primeiros Socorros Nível 1, onde atenderem os seguintes requisitos:
       - Saber como proceder nos casos de ferimentos nos olhos.
       - Saber reconhecer e como agir nos casos de entorses, fraturas e luxações.
       - Saber aplicar os métodos de desobstrução em casos de engasgamento.
       - Saber como agir nos casos de hemorragia nasal e ensolação.
      - Saber aplicar métodos de recuperação cárdio-pulmonar (RCP), agindo sozinho ou em dupla.
      A instrução foi excelente, muitas perguntas e relatos dos fatos ocorridos no cotidiano domestico e familiar dos jovens.
       Após explicação de cada item, foi feito pratica com a técnica "você aprendeu? Então mostre-me! Feito de modo individual para melhor fixação do conteúdo ensinado.
       Ao final da instrução e demonstrações práticas, fizemos um momento de descontração fazendo uma gozação alegre com o Chefe Bira demonstrando transporte de feridos.
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE 
      Ao final do Acantonamento realizamos um Conselho de Tropa, onde avaliamos : o conteúdo repassado, o nível de aceitação e participação nos jogos e os pontos positivos e negativos de cada ação dos participantes, após o faxinão nas instalações cedidas pela Diretora Maria Helena, realizamos a somas dos pontos em âmbito geral. Chegamos ao resultado da Patrulha Campeã, parabéns "Patrulha Pantera".
Parabéns a todos os participantes pela dedicação, companheirismo e espírito escoteiro demonstrado em todas as atividades realizadas.