segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Inauguração do 68º G. E. Imembuí

       Dia 20 de dezembro de 2009 as 21h00, domingo, data inaugural do 68º G. E. Imembuí , data com enorme peso sentimental para seu presidente fundador, Ubirajara Fernandes e para os meninos da comunidade que a tanto tempo esperavam por este momento.
      A preparação para a cerimônia começou três semanas antes, com a confecção dos lenços, e a apresentação do projeto para a bandeira do Grupo.
      No sábado já cheio de emoção por parte de todos começamos a montar o local da cerimônia, dentre os muitos adornos que preparamos, não poderia faltar um; a imagem do fundador e eterno escoteiro chefe mundial Lord Baden-Powell.
      A primeira coisa que fizemos foi providenciar taquara e madeira para as pionerias que havíamos projetado. Apesar do sol escaldante, intenso calor e muito suor, o cansaço não abalou a vibração dos jovens.
      Muita alegria, tenacidade e espírito de equipe, foram os fatores marcantes desta preparação.
       O mastro, a mesa e a fogueira foram surgindo, enfim as coisas estavam acontecendo, o sonho deixava de o ser para finalmente se realizar.

       No domingo começamos cedo, pois faltava muito ainda a fazer, todos sabem que os detalhes fazem a diferença.
       Foi oferecido um gostoso almoço feito pela tia Raquel, tio Nene e professora Maria Helena, em oração pedimos paz e sucesso nas horas que viriam.


A noite foi caindo e os convidados foram chegando aos poucos, o local ficou muito bonito, iluminado com as tochas que havíamos feito. O capricho e o esmero envolvido se fizeram a mostra.
      A ferradura composta por representantes dos grupos escoteiros do 22º G. E. Henrique Dias e 47º G. E. Tupanciguara nosso padrinho de fundação.
      Contou ainda com a presença do Comissário Distrital do 4º Distrito Escoteiro Carlos Gaida, a Diretora eleita do CAIC Maria Helena, a presidente da Associação Comunitária, colaboradores, pais e parentes dos integrantes do G.E. Imembuí e demais homenageados.
       A cerimônia foi presidida pelo Comissário Distrital, teve inicio com o acendimento do fogo e em seguida com o hasteamento das bandeiras nacional, Rio Grande do sul, do 47º G. E. Tupanciguara e pela primeira vez do 68º G. E. Imembuí.

     Após o hasteamento das bandeiras, foi feito uma oração pelo chefe do clã pioneiro do G.E Henrique Dias; em seguida o Chefe Gaida passou o comando ao Chefe da Tropa Escoteira da Tupanciguara Chefe Cristiano para que desse início ao cerimonial de promessa dos novos integrantes do G. E. Imembuí.


       O chefe Cristiano foi quem renovou a promessa do agora Chefe Milton, fato este marcante por ter sido seu pai Chefe Dilceu, quem havia feito a promessa do na época escoteiro Milton no G.E Tupanciguara em 1988.
       Então juntos, Chefe Cristiano e Chefe Milton realizaram a promessa dos novos escoteiros do G.E Imembuí, naquele momento foi pedido que os familiares presentes realizassem as entregas dos lenços aos meninos e meninas.
        Por ultimo ficaram a Chefe Marta e o Chefe Bira, final este cercado pela explosão e emoção externada pelo desabafo do Chefe Bira, uma história de muita luta construída ao longo da trajetória de 3 anos de incertezas que antecederam aquele momento tão esperado.
        Deu-se início ao fogo de conselho com brincadeiras e peças de teatro apresentadas pelas patrulhas , pelos chefes e também pelo Comissário Distrital.
        Mas como tudo tem inicio e fim, o fogo também; mas deu tempo ainda antes que ele se extinguisse de fazer algumas homenagens aos muitos que colaboraram ao longo da trajetória do grupo, foram muitos, mas a fizemos a todos os que estavam presentes.

       Encerramos a cerimônia com a canção de despedida onde todos, escoteiros, pais, amigos e representantes da comunidade de mãos entrelaçadas receberam o aperto de mão da fraternidade escoteira que ali se fez representada.